Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia restringe viagens oficiais para exterior

Banjul, Gâmbia (PANA) – O Governo gambiano restringiu os deslocamentos para o estrangeiro a todos os agentes da função pública exceto “reuniões estatutárias essenciais” a partir de 1 de outubro de 2018, em conformidade com a vontade do Presidente Adama Barrow de reduzir as despesas desnecessárias nos fundos do Estado.

Num comunicado transmitido esta sexta-feira à PANA, o ministro das Finanças, Mamburay Njie, declarou que esta restrição de viagens se explica por esbanjamentos causados pelas viagens.

Também estas medidas se justificam pela necessidade de conter as despesas totais dos deslocamentos no teto fixado pelo orçamento de 2018, como aprovado pela Assembleia Nacional, acrescentou.

« A medida impõe-se para libertar fundos a favor dos gastos em serviços sociais, tais como a educação e a saúde para favorecer um crescimento económico e uma estabilidade macroeconómica », sublinhou.

Segundo o governante gambiano, as restrições de viagens aplicam-se a todas agências, às empresas nacionais e ao Banco Central da Gâmbia.

-0- PANA MSS/AR/ASA/TBM/FK/DD 28set2018