Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia reintegra Commonwealth

Banjul, Gâmbia (PANA) – A Gâmbia reintegra a Commonwealth (Comunidade dos Países Anglófonos), da qual se havia retirado em outubro de 2013 sob o regime do Presidente Yahya Jammeh, anunciou segunda-feira o Ministério gambiano dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com um comunicado transmitido segunda-feira à PANA em Banjul, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ouseinou Darboe, assinou sexta-feira última documentos que oficializam a reintegração do país no seio desta organização composta principalmente pela Grã-Bretanha e por suas ex-colónias.

« A retirada da Gâmbia da Commonwealth por Jammeh não foi a conclusão dum processo democrático. O Governo da Gâmbia pôs termo à sua pertença à Commonwealth britânica e decidiu que a Gâmbia nunca seria membro duma instituição neocolonial nem parte de nenhuma instituição que representasse um prolongamento do colonialismo », defendia em outubro de 2013 o regime de Jammeh.

A Gâmbia tornou-se membro da Commonwealth em 1965 aquando da sua independência, com Dawda Jawarra como primeiro Presidente da República.

Após ter derrubado por meio de um golpe de Estado militar Dawda Jawarra, a 22 de julho de 1994, Yahya Jammeh foi derrotado a 1 de dezembro de 2016 nas eleições presidenciais por Adama Barrow, depois de 22 anos de poder ditatorial.

-0- PANA MSS/MA/FJG/JSG/FK/DD 24julho2017