Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia proíbe importação de coxas de frango

Banjul, Gâmbia (PANA) - As autoridades gambianas proibiram a importação de coxas de frango congeladas no país, anuncia um comunicado de imprensa da Presidência gambiana.

O comunicado de imprensa, assinado pelo Secretário do Gabinete Presidencial, Noah Touray, foi divulgado sexta-feira na rádio e na televisão gambianas.

Ele cita o Governo gambiano, indicando que "depois de uma análise minuciosa e exame das questões ligadas ao comércio e à saúde, os Ministérios do Comércio e da Saúde informam ao público e a todos os importadores de alimentos congelados que o Governo decidiu proibir a importação de coxas de frango congelados no país com efeito imediato".

Ele disse que a decisão do Governo intervém alguns dias depois de um empresário libanês ter sido declarado terça-feira "persona non grata" na Gâmbia.

O empresário libanês foi acusado de estar implicado em "atividades comerciais indesejáveis com consequências económicas e sanitárias muito graves para a população e o Estado".

O comunicado sublinhou igualmente que o Governo tomou a decisão de proteger a saúde e o bem-estar da população e velar por que os consumidores obtenham produtos de valor e de qualidade em contrapartida do seu dinheiro.

"A Gâmbia não pode ser utilizada como um depósito de lixo para os produtos não conformes às normas ou como um ponto de trânsito para outros países da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) no que diz respeito a estes produtos", acrescentou o comunicado.

-0- PANA MSS/VAO/AKA/TBM/IBA/CJB/TON 08jun2013