Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia adota plano nacional de seguro saúde

Banjul, Gâmbia (PANA) - O Governo gambiano aprovou as estimativas orçamentais para 2020 e os planos de desenvolvimento, incluindo o Plano Nacional de Seguro Saúde que irá garantir cuidados de saúde acessíveis para as camadas vulneráveis.

De acordo com um comunicado oficial, este orçamento  favorece as populações mais pobres e demonstra uma vez mais a imensidão dos esforços do Presidente gambiano, Adama Barrow, para satisfazer as necessidades sociais e económicas dos cidadãos gambianos.

"Com o novo plano nacional de seguro de saúde, as famílias vulneráveis terão garantias  em relação à prestação de cuidados médicos menos dispendiosos, uma vez que a necessidade surge do seu lado.

"Para garantir a implementação bem-sucedida do plano nacional de seguro de saúde, o Governo encomendou ao Ministério gambiano das Finanças uma revisão e uma análise crítica do processo para o benefício dos cidadãos", indica o comunicado.

O projeto de orçamento para 2020 baseou-se nos objetivos do Plano de Desenvolvimento Nacional (NDP) (PDN), que teve em conta as previsões pormenorizadas, incluindo o crescimento, a inflação, as receitas projetadas, as prioridades estratégicas especificadas e os objetivos de política pública do Governo.

O comunicado refere igualmente que o Governo também discutiu e aprovou um documento apresentado pelo ministro dos Assuntos Económicos e Financeiros,  Mambury Njie, sobre o Quadro Económico e fiscal de médio prazo 2020-2024.

"Este documento destaca as despesas que refletem políticas prioritárias no domínio orçamental do Governo a médio prazo, alinhadas com o Plano Nacional de Desenvolvimento.

"O quadro económico e fiscal de médio prazo do Governo gambiano para 2020-2024 servirá como um instrumento político para orientar as realidades fiscais, as opções de investimento e aquisição, as estratégias de dívida e os planos de empréstimo do Executivo da Gâmbia, sem esquecer as principais prioridades de reforma para a estabilidade macrofiscal", conclui o comunicado.

-0- PANA MSS/AR/BAI/DIM/IZ 07nov2019