Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia admitida no seio da Organização Internacional da Francofonia

Banjul, Gâmbia (PANA) - A Gâmbia foi admitida enquanto observadora no seio da Organização Internacional da Francofonia (OIF), anunciou esta sexta-feira o Governo gambiano em Banjul.

Segundo uma fonte presidencial, a candidatura da Gâmbia à organização foi oficialmente aceite durante a 17ª Cimeira da Francofonia organizada a semana passada em Erevan, na Arménia.

"A candidatura da Gâmbia à Francofonia vai oferecer oportunidades relativas ao reforço da agenda de transformação económica, sociocultural e política do país, precisa a fonte.

Em nome do Presidente da República, Adama Barrow, o Vice-Presidente gambiano, Ousainou Darboe, conduziu uma delegação à esta cimeira francófona, onde a Gâmbia, ao mesmo tempo que a Irlânda, Malta e Qatar, foi admitida à Francofonia.

Composto principalmente por 88 países membros em desenvolvimento, a OIF pauta pela promoção dos ideais de tolerância neste mundo globalizado para a realização da agenda de desenvolvimento nacional dos seus membros.

Os membros são países francófonos e não francófonos, como, na África Subsariana, são o Gana, Cabo Verde e a Guiné-Bissau.

-0- PANA MLJ/MA/NFB/JSG/MAR/DD 19out2018