Agência Panafricana de Notícias

Galp Energia explora petróleo em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA)- A Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANPSTP) assinou um contrato de partilha de produção petrolífera na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do arquipélago com a petrolífera portuguesa Galp Energia e a americana Kosmos Energy, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial em São Tomé.

Segundo o acordo, o Estado é detentor de 10 porcento do bloco, enquanto a petrolífera portuguesa Galp Energia e a Kosmos Energy ficaram com 90 porcento, sendo 45 para cada empresa.

O acordo tem a duração de 28 anos, dos quais os oito anos iniciais serão dedicados à pesquisa e os restantes ao desenvolvimento.

O bloco 6 da ZEE de São Tomé e Príncipe tem uma profundidade média de 2.500 metros e cobre uma área de 5.024 quilómetros quadrados.

A Galp Energia e a Kosmos Energy deverão pagar um bónus de assinatura de dois milhões de dólares americanos que deverá ser depositado na conta nacional de petróleo num prazo de 30 dias após a entrada em vigor deste contrato de partilha de produção.

A Galp Energia é uma companhia portuguesa focalizada na exploração e produção de petróleo e gás no Brasil e em Moçambique, onde participa nalgumas das maiores descobertas, bem como em Angola e a sua actividade estende-se na refinação e distribuição de petróleo e gás natural.

-0- PANA RMG/TON 29outubro2015