Agência Panafricana de Notícias

Gabão acolhe 3ª conferência interministerial sobre saúde e ambiente

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A terceira conferência interministerial sobre a saúde e o ambiente realizar-se-á de 6 a 9 de novembro corrente em Libreville, a capital gabonesa, soube a PANA de fonte oficial.

São quase 300 participantes esperados na conferência co-organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ambiente, cujo objetivo é identificar ameaças ambientais emergentes para a saúde das populações e adotar um plano estratégico de ações para o continente.

A conferência consiste em dois segmentos, dos quais um dos peritos previsto para 6 a 7 de novembro corrente e um outro ministerial programado para 8 a 9 do mesmo mês.

Segundo o diretor regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, o ambiente está intrinsecamente ligado à saúde.

“Com a mudança climática, isso poderá ser pior. Nós devemos urgentemente inverter o quadro", preveniu Moeti.

Para Juliette Biao Koundenoukpo, do Escritório da ONU-Ambiente para África, reforçar o laço entre o ambiente e a saúde humana pode fornecer uma plataforma comum e consolidar de forma efetiva o impacto do progresso sustentável de alguns Objetivos de Desenvolvimento e da Agenda de 2063 da União Africana (UA).

Esta conferência realiza-se num contexto de pós-adoção, há mais de uma década, da declaração de Libreville pelos ministros africanos da Saúde e do Ambiente que preconizam a tomada de medidas adequadas no sentido do reforço da sinergia entre o ambiente, a saúde e outros setores importantes.

-0- PANA BAL/TBM/FK/DD 6nov2018