Agência Panafricana de Notícias

Futebolista nigeriano Osimehen laureado do Prémio Marc-Vivien Foe 2020

Dakar, Senegal (PANA) - O atacante nigeriano Victor Osimhen,  jogador do clube de Lille, da Primeira Divisão francesa, venceu esta segunda-feira o Prémio Marc-Vivien Foe 2020, organizado pela Rádio França Internacional (RFI) e pela France 24.

Com 284 pontos, Osimhen ultrapassou claramente o Argelino do AS Monaco (França), Islam Slimani (95 pontos) e os Marroquinos do Stade de Reims Yunis Abdelhamid (89 pontos) no pódio desta distinção que contempla o melhor Africano do campeonato francês da Primeira Divisão.

De 21 anos e seis meses de idade, Osimhen é o jogador mais jovem a vencer este troféu, sucedendo no palmarés ao Ivoiriense Nicolas Pepé, foi coroado na época passada.

Autor de 13 golos e quatro passas decisivas em 27 jogos porque a época foi encurtada, devido à pandemia da covid-19, Osimhem é o quinto jogador do LOSC a conquistar o título, depois do Ivoiriense Gervinho (2010, 2011), o Nigeriano Vincent Enyeama (2014), o Marroquino Sofiane Boufal (2016) e o Ivoiriense Nicolas Pepé (2019).

Assim, o LOSC estava em dificuldade quando fazia vir de Charleroi, da Bélgica, um jovem nigeriano, para substituir Pepé, vendido ao Arsenal (Primeira Líga inglesa) por quase 80 milhões de euros.

Melhor goleador e segundo melhor do Mundial dos  Sub-17 da FIFA (Federação Internacional de Futebol) 2015 ganho com a Nigéria, Victor Osimhen deve deixar, brevemente, o norte da França para um clube mais rico.

Ele tem um potencial para se elevar ao mais alto nível, porque, como o disse o seu ilustre antecessor, dos "Super Eagles", Sunday Olisey, "a Nigéria não conhece nenhum jogador do calibre de Osimhen, desde Yekini".  Quer dizer que o menino tem qualidade."

O Prémio, instituído em 2009, tem, desde 2011, o nome do jogador de futebol internacional dos Camarões, Marc-Vivien Foé, campeão africano em 2000 e 2002, falecido aos 28 anos de idade, a 26 de junho de 2003, em Lyon (França), nas meias-finais entre os  Camarões  e a Colômbia, no quadro da Taça das Confederações.

-0- PANA BKN/JSG/MAR/DD 29junho2020