Agência Panafricana de Notícias

Futebol burundês enfrenta período difícil

Bujumbura, Burundi (PANA) - A seleção nacional local de futebol do Burundi era, até ao último sábado, a única equipa burundesa que ainda disputava uma competição continental.

Infelizmente, ela acabou eliminada do Campeonato de África das Nações (CAN), previsto para 2020, nos Camarões, no final da última fase das eliminatórias neste fim de semana, numa altura em que os seus adeptos ainda estavam a ruminar amargamente sobre a saída precoce da seleção do CAN'2019, no Egito.

É igualmente um naufrágio completo a nível dos clubes, onde os dois representantes do Burundi nas diferentes competições africanas deste ano (Aigle noir e Rukinzo FC) não passaram da primeira fase das eliminatórias.

O último representante do Burundi  numa grande competição continental saiu do CHAN, após uma derrota acumulada de 6-0 (3-0 na primeira mão e 3-0 na segunda) contra o "Cranes" do Uganda.

No entanto, os jogadores locais haviam começado em grande estilo na primeira fase, eliminando o Sudão do Sul com um placard acumulado de 4-1 (2-0 na primeira mão e 2-1 na segunda).

O Uganda, por sua vez, ainda se classificou facilmente para a segunda fase às custas da Somália, com um placard acumulado de 7-2 (3-1 na primeira mão e 4-1 na segunda) e ganhou assim a passagem para estar entre as 16 seleções que irão para os Camarões.

-0- PANA FB/DIM/IZ 21out2019