Agência Panafricana de Notícias

Fundo Árabe financia comboio de alta velocidade em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) - O Fundo Árabe para o Desenvolvimento Económico e Social (FADES) emprestou a Marrocos 864 milhões de dirhams (um euro equivale a 11,14 dirhams) para o financiamento parcial de um projeto de Comboio de Alta Velocidade (TGV, sigla em francês) entre Tanger e Casablanca (cerca de 350 quilómetros).

Os acordos relativos a este empréstimo foram assinados terça-feira em Rabat pelo ministro marroquino da Economia e Finanças, Nizar Baraka, pelo presidente do Conselho de Administração do FADES, Abdellatif Youssef Hamad, e pelo diretor-geral do Gabinete Nacional dos Caminhos-de-Ferro (ONCF), Mohamed Rabie Khlie.

O FADES está a financiar vários projetos de desenvolvimento em Marrocos, em particular nos domínios das infraestruturas, da água, das autoestradas, das barragens, da eletricidade, dos portos, da agricultura e da irrigação.

O montante global dos financiamentos concedidos pelo FADES em projetos no reino marroquino estima-se em 30 biliões de dirhams entre 1974 e 2011.

O projeto de TGV em Marrocos, o primeiro do género em África e no mundo árabe, vai entrar em funcionamento em 2015, e vai reduzir consideravelmente a duração do trajeto entre as cidades de Tanger e de Casablanca.

O custo deste projeto é de 20 biliões de dirhams, fazendo parte dum contrato-programa de 33 biliões de dirhams entre o Estado marroquino e o ONCF.

-0- PANA HBK/TBM/SOC/MAR/IZ 16fev2012