Agência Panafricana de Notícias

Fundo especial da ONU para Ébola obtém $ 8,8 milhões de depósitos

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Fundo especial das Nações Unidas contra Ébola criado recentemente pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recebeu oito milhões e 800 mil dólares americanos de depósitos e cinco milhões de dólares de compromissos, declarou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

Dujarric, que fez segunda-feira à noite uma atualização a jornalistas da ONU sobre o Fundo de Afetação Especial, declarou que no total 43 milhões e 500 mil dólares americanos foram prometidos contra o objetivo de 100 milhões de dólares em finais de outubro de 2014.

Ele declarou que o Secretário-Geral continuou a exortar os países a transformar estes compromissos em ações logo que possível, para permitir à ONU combater eficazmente a epidemia e assistir às vítimas afetadas.

Ele revelou que os oito milhões e 800 mil dólares americanos de depósitos foram recebidos da Austrália (oito milhões e 700 mil dólares americanos) e da Colômbia (100 mil dólares americanos), enquanto cinco milhões de dólares de compromissos foram assumidos pela Venezuela e outros de 29 milhões e 700 mil dólares americanos em promessas de doações pelo Chile, pela Estónia, pela Finlândia, pela Índia, pelo Cazaquistão, pela Nova Zelândia, pela Noruega e pela Roménia.

O porta-voz onusino lembrou que o fundo foi criado pelo Secretário-Geral da ONU para garantir uma contribuição coerente para os esforços visando lutar contra a epidemia do Ébola na África Ocidental, bem como estimular a ajuda humanitária para os países afetados.

"O fundo visa contribuições provenientes dos Estados-membros da ONU, dos órgãos legislativos regionais, das Organizações intergovernamentais e ou não Governamentais, das empresas e dos particulares", acrescentou Dujarric, notando que as contribuições podem igualmente ser feitas a partir do endereço "http://mptf.undp.org".

Segundo ele, os doadores podem igualmente optar por canalizar as suas contribuições diretamente aos organismos das Nações Unidas que participam na riposta à epidemia do Ébola na África Ocidental.

Entretanto, um membro feminino do pessoal da ONU na Serra Leoa faleceu no fim de semana passado do vírus do Ébola, anunciou o porta-voz onusino.

Dujarric indicou que o cônjuge do agente falecido está a receber tratamento e que todas as medidas para proteger o pessoal no local de afetação das Nações Unidas na Serra Leoa foram tomadas na melhor das condições nas circunstâncias atuais.

"Isto inclui a descontaminação da clínica da ONU e a disposição da instalação de isolamento bem como a busca de contactos", acrescentou.

-0- PANA AA/SEG/MTA/BEH/IBA/FK/IZ 22out2014