Agência Panafricana de Notícias

Fundo de Intervenção de Emergência desembolsa $ 5,19 milhões para apoiar vítimas de inundações no Níger

Niamey, Níger  (PANA)  - O Fundo Central de Intervenção de Emergência do Sistema das Nações Unidas (CERF) concedeu ao Níger cinco milhões 19 mil 682 dólares americanos para assistir vítimas de inundações registadas em julho, agosto e setembro últimos, anuncia um comunicado do Escritório de Coordenação Humanitária (OCHA) no Níger.

De acordo com um balanço estabelecido pelas autoridades nigerinas, a 21 de setembro último, estas intempéries  fizeram 549 mil e 49 pessoas sinistradas, ou seja, 69 mil 485 famílias, e causaram 69 mortes.

Além disso, 47 mil 782 casas desabaram, 19 mil 513 cabeças de gado foram dizimadas e 16 mil 318 hectares de culturas soterradas, o que danificou seriamente meios de subsistência destas famílias maioritariamente vulneráveis.

Para enfrentar as necessidades imensas decorrentes da amplitude dos danos causados, a 28 de julho de 2020, o Governo nigerino lançou um apelo à comunidade internacional para o ajudar a assistir as populações afetadas.

"Foi em resposta a este pedido que a coordenadora humanitária solicitou, com a ajuda da Representação do OCHA , o apoio do coordenador dos Socorros de Emergência para mobilizar fundos de emergência que permitam dar um apoio adicional aos esforços do Governo para satisfazer as necessidades mais urgentes das populações sinistradas”, indica o comunicado.

Os fundos CERF assim mobilizados permitirão às agências das Nações Unidas e aos seus parceiros operacionais, nomeadamente Organizações Não Governamentais (ONG) e Serviços Técnicos do Estado no terreno, garantirem uma assistência de emergência às pessoas afetadas nos setores prioritários dos abrigos e bens não alimentares, da saúde, da aguá, higiene e saneamento, da proteção, da saúde reprodutiva e das violências baseadas no género.

Esta nova alocação eleva a 23 milhões  600 mil dólares americanos o total dos fundos desembolsados pelo CERF a favor do Níger desde o início deste ano de 2020.

Estabelecido em 2005 no quadro da reforma humanitária, o CERF oferece uma oportunidade única a países em crise para acederem a um financiamento rápido, flexível e imediatamente disponível, permitindo assim salvar várias vidas humanas e reforçando as capacidades de resposta da comunidade humanitária.

-0- PANA SA/JSG/FK/DD 13out2020