Agência Panafricana de Notícias

Fundo Monetário Internacional concede $ 22,5 milhões ao Benin

Cotonou, Benin (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de conceder ao Benin um empréstimo de 22 milhões e 500 mil dólares americanos, ou seja, 13 biliões de francos CFA, soube-se quinta-feira, em Cotonou, de fontes próximas da Presidência da República beninense.

Segundo o FMI, este financiamento visa melhorar o clima de negócios e promover uma maior participação do setor privado na economia, nomeadamente suprimindo os obstáculos ao seu crescimento e garantindo uma igualdade de oportunidades para todos os investidores.

Este desembolso constitui a segunda tranche duma Facilidade Alargada de Crédito (FEC) de mais de 150 milhões de dólares americanos concedida pelo FMI ao Benin e foi autorizado depois da primeira revisão da instituição sobre a aplicação das reformas do Programa Quinquenal do Governo do Benin (PAG).

Este financiamento eleva para 25 biliões de francos CFA (45 milhões e 100 mil dólares americanos) o montante total do apoio financeiro a título do programa de financiamento trienal instaurado pelo FMI em benefício do Benin, desde fevereiro de 2017.

Reconhecendo os esforços do Estado beninense, o FMI considera contudo que a Política de desenvolvimento económico deve basear-se numa maior mobilização do financiamento doméstico e vai tender para a redução da pobreza e a melhoria do clima dos negócios.

-0- PANA IT/JSG/MAR/IZ 08dez2017