Agência Panafricana de Notícias

Fundo Monetário Árabe empresta $ 52 milhões à Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Fundo Monetário Árabe (FMA) disponibilizou 12 milhões e 340 mil dinares árabes (52 milhões de dólares americanos) para a Mauritânia, soube a PANA de fontes oficiais.

O acordo sobre este empréstimo foi rubricado pelo ministro mauritano da Economia e Finanças, Moctar Ould Diaye, e pelo diretor-geral e presidente do Conselho de Administração do FMA, Abderahmane Ben Abdallah Al-Houmeidy, no termo duma visita de três dias a Nouakchott deste último a Nouakchott.

“Estes recursos destinam-se a ajudar a Mauritânia a fazer face à luta contra a diminuição dos preços internacionais do minério de ferro, principal produto de exportação do país, que rende um terço das receitas orçamentais do país.

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que esteve em fevereiro último em Nouakchott, durante três semanas, anunciou uma taxa de crescimento de dois porcento da economia mauritana em 2015.

Predisse o prolongamento dos efeitos dum choque exógeno nas receitas fiscais em perspetiva do ano de 2016.

Desde a sua criação em 1976, o FMA concedeu à Mauritânia 20 empréstimos cujo total acumulado perfaz 100 milhões de dinares árabes (457 milhões de dólares americanos).

-0- PANA SAS/IS/FK/DD 25março2016