Agência Panafricana de Notícias

Fundo Global disponibiliza 900 mil euros para eliminação do paludismo em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Fundo Global disponibilizou a Cabo Verde 900 mil e euros, para a execução de projetos que levam à eliminação do paludismo em Cabo Verde, nos próximos anos, apurou a PANA, quinta-feira, na cidade da Praia.

O contrato de subvenção foi assinado na capital cabo-verdiana entre a ministra da Saúde do arquipélago, Cristina Fontes Lima, e a representante do Fundo Global para Cabo Verde, Paula Hacopian, que chefiou uma missão da instituição que terminou quinta-feira uma visita de três dias ao país.

Na ocasião, Paula Hacopain destacou os ganhos que Cabo Verde já alcançou no combate ao paludismo, sublinhando que o Fundo Global espera que o apoio sirva para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare o arquipélago como estando na fase de pré-eliminação da doença.

Ela aproveitou para anunciar também que o Fundo Global já aprovou o apoio de dois milhões e 400 mil euros a Cabo Verde para ações de combate ao HIV-Sida, e que o contrato será assinado em setembro próximo.

Por sua vez, a ministra cabo-verdiana da Saúde, disse que o apoio do Fundo Global, parceiro de Cabo Verde na luta contra o paludismo e HIV/Sida desde 2002, enquadra-se nos objetivos do país de eliminar o paludismo até 2020.

"Com este montante vamos poder continuar a reforçar os agentes sanitários no terreno, vamos comprar tudo o que são produtos para fazer a desinsetização e a luta antivetorial", enumerou a ministra, indicando que o valor irá também permitir fazer estudos para uma intervenção de fundo em Fonton, bairro na Cidade da Praia com 17 poços a céu aberto e um dos principais focos da proliferação de mosquito transmissor da doença.

Cabo Verde tinha registado três casos de paludismo nos primeiros quatro meses deste ano, e nenhum óbito, muito menos do que os 46 casos diagnosticados em todo o ano passado, que causaram dois mortos.

O Fundo Global, criado em 2002, é uma instituição financiadora internacional, que reúne governos, instituições da sociedade civil, o setor privado e as comunidades, dedicada a atrair e distribuir recursos que permitam prevenir e tratar o HIV-Sida, a tuberculose e a malária (paludismo).

-0- PANA CS/IZ 17julho2015