Agência Panafricana de Notícias

Fundação Nelson Mandela homenageia poetisa afroamericana Maya Angelou

Cidade do Cabo , África do Sul (PANA) – A Fundação Nelson Mandela prestou uma vibrante homenagem à poetisa e autora americana Maya Angelou, falecida quarta-feira aos 86 anos.

A afroamericana Angelou, que passou da pobreza, da segregação racial e da violência para se tornar numa personalidade de renome, trabalhou como professora de estudos norte-americanos na Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos.

« Em nome do nosso Conselho de Administração e do pessoal, a Fundação Nelson Mandel presta homenagem a Maya Angelou », declarou a porta-voz da Fundação, Danielle Melville.

Melville revelou que Mandela se encontrou com Angelou na cidade do Cairo, no Egito, em 1962, quando buscava apoio à luta de libertação e à formação militar . Na época Angelou casou-se com o militante panafricanista Vusumzi Make.

« Em 1986, Mandela visionou em prisão a versão cinematográfica da obra-prima de Angelou intitulada : Eu Sei Por que a Ave Engaiolada Canta », afirmou .

Mandela que foi assistir à posse do ex-Presidente norte-americano, Bill Clinton, encontrou-se de novo com a poetisa em Washington em 1993, pouco tempo depois de ele ser libertado da cadeia.

Esta militante dos direitos cívicos, poetisa e docente escreveu igualmente e dedicou um poema a Mandela intitulado « His Day is Done », quando ele faleceu em dezembro do ano passado.

-0- PANA CU/SEG/AKA/IS/FK/IZ 30maio2014