Agência Panafricana de Notícias

Fundação Jack MA-Alibaba envia kits e reagentes para testes de Covid-19 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde recebeu, esta segunda-feira, da Fundação Jack MA-Alibaba (China) um conjunto de dispositivos médicos e acessórios, nomeadamente 18 mil 900 kits e reagentes para testes, destinados a melhorar a capacidade de resposta de diagnóstico da Covid-19 (coronavírus) no pais, apurou a PANA na cidade da Praia.

"Este segundo donativo enviado pela fundação do empresário chines Jack Ma, que chegou hoje ao aeroporto da Praia, inclui, além dos kits e reagentes para testes da doença, três 800 viseiras de proteção, três mil 700 fatos, nove mil 500 luvas e 36 termómetros digitais", presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Mendonça.

No mesmo voo da Ethiopia Airlines, que assegura a distribuição das doações  pelo empresário chinês, no âmbito de uma campanha de apoio do fundador do grupo Alibaba a vários países africanos, chegou ainda uma outra doação de equipamentos de proteção individual e reagentes, enviada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), disse a responsável em declarações à imprensa, no aeroporto onde recebia o donativo em representação  do Governo.

Na ocasião, ela destacou o facto de Cabo Verde estar, neste momento, numa fase em que a epidemia está a aumentar.

A seu ver, com os matérias ora recebidos, o país passa a ter todos os equipamentos e toda a capacidade para o diagnóstico das pessoas suspeitas de contaminação.

“Esta doação vem colmatar a necessidade que tínhamos em termos de reagentes e outros”, disse.

Segundo Maria da Luz Mendonça, com estes bens, Cabo Verde irá aumentar, em grande parte, a sua capacidade de diagnóstico, já que o país, até a este momento, tinha competência para a realizar apenas mil 800 a dois mil testes.

Isto, prosseguiu, apesar de o país contar com mais 18 mil testes ofertados, numa primeira fase, pela Fundação Jack MA-Alibaba, mas que, por falta de reagentes, não podiam ser efetuados.

“Hoje, com a confirmação de que chegaram mais kits de extração, então vamos poder fazer mais testes”, regozijou-se.

Presente também no aeroporto, aquando da chegada do avião que transportou os matérias e equipamentos doados,  o representante residente da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Hernando Agodelo, sublinhou que o gesto em apreço  é o resultado de um trabalho que vem sendo feito a nível mundial para ajudar todos os países a darem uma maior resposta ao novo coronavírus.

“Esta remessa foi coordenada a nível da África, com a parceria das Nações Unidas, o Programa Mundial Alimentar e a OMS, tendo-se recolhido alimentos, equipamentos, reagentes e materiais de que necessitam alguns países para poderem dar respostas a esta pandemia”, acrescentou.

"Este voo vindo da Etiópia e que chegou hoje (segunda-feira) à cidade da Praia, informou a responsável, já passou pelo Benin e, agora, vai para São Tomé e Príncipe e Angola, levando, na sua bagagem, equipamentos de proteção individual indispensáveis à proteção dos seres humanos.

Esta doação insere-se numa série de iniciativas de ajuda da Fundação Alibaba e Jack Ma para apoiar as áreas do mundo mais afetadas pela crise de Covid-19, disponibilizando e fornecendo vários tipos de materiais médicos à Ásia, aos Estados Unidos, a África e à Europa.

Fundação Alibaba e Jack Ma estão também a financiar pesquisas e o desenvolvimento das opções de tratamento do vírus na China, no Instituto para Infeções e Imunidade Peter Doherty (Austrália) e na Universidade Columbia (Estados Unidos).

-0- PANA CS/DD 27abril2020