Agência Panafricana de Notícias

Funcionário de Missão da ONU na Libéria testado positivo a vírus do Ébola

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Missão das Nações Unidas na Libéria (MINUL) declarou que um outro funcionário seu foi testado positivo ao vírus do Ébola, o que representa o quarto caso da epidemia na corporação.

Um comunicado da ONU, enviado quarta-feira à noite em Nova Iorque, indicou que dois funcionário da missão morreram da doença do virus do Ébola, há três meses, enquanto um outro membro do pessoal da MINUL que contraiu a doença foi curado e deixou o hospital esta semana.

A chefe da MINUL, Karin Landgren, declarou que os Liberianos poderão estar orgulhosos dos progressos registados na luta contra a doença, mas lhes exortou a "tomar precauções suplementares quando eles se reúnem com amigos e famílias durante as férias, em particular à luz da infeção recentemente registada".

"A confirmação deste novo caso representa uma lembrança brutal que devemos continuar vigilantes até que já não haja caso na Libéria ou na África Ocidental e a missão está a tomar todas as medidas necessárias para atenuar qualquer eventual transmissão ulterior no seio da missão e nos outros lugares", afirmou.

Landgren sublinhou que, em conformidade com os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a equipa médica da MINUL realiza um rastreio dos contactos, notando que "a equipa quer garantir que todas as pessoas que estiveram em contacto com o membro do pessoal onusino infetado enquanto ele foi sintomático sejam avaliadas e colocadas em quarantena".

-0- PANA AA/SEG/AKA/IS/FK/TON25dez2014