Agência Panafricana de Notícias

Fugitivo checo detido na África do Sul comparece em Tribunal

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Um cidadão checo, Radovan Krejcir, compareceu segunda-feira no Tribunal de Joanesburgo após a sua detenção este fim de semana pelas autoridades sul-africanas, algumas horas antes da sua fuga para o seu país.

A sua esposa, Katerina, e os seus dois filhos deixaram a África do Sul quarta-feira última para a Argentina.

Krejcir, que está implicado numa série de crimes no seu país desde 2009, foi declarado culpado de fraude e de branqueamento de dinheiro na República Checa e condenado por contumácia a 11 anos de prisão.

O cidadão checo, que contesta a sua extraditação para o seu país onde ele incorre numa pesada pena de prisão, esteve ligado à criminalidade em Joanesburgo e vários dos seus sócios foram assassinados nestes últimos meses.

Há dois meses, uma loja pertencente a Krjecir num subúrbio chique de Joanesburgo foi assaltada, fazendo dois mortos.

A sua detenção foi efetuada sexta-feira por membros da Tactical Response Team, dos Hawks, e dos serviços de inteligência após investigações sobre um caso de rapto e agressão com intenção da causar lesões corporais graves, uma inculpação que será modificada para tentativa de morte.

« Não podemos discutir sobre o fundo deste caso. O nosso papel é velar por que a Justiça prevaleça », declarou o comissário nacional da Polícia, Riah Phiega, num comunicado.

Segunda-feira de manhã, o juiz Ramarumo Monama acedeu ao pedido dos advogados de Krecjir para a sua transferência da cadeia para o hospital.

A Direção das Investigações Independentes da Polícia confirmou que ele estava a investigar sobre as queixas de agressão de Krejcir.

-0- PANA CU/SEG/NFB/TBM/FK/TON 25nov2013