Agência Panafricana de Notícias

Francofonia saúda encontro entre líderes políticos para resolução de crise no Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michaelle Jean, saudou a organização em Arusha (Tanzânia), de 21 a 24 de maio, reuniões entre líderes políticos burundeses no quadro do diálogo interburundês convocado por iniciativa do antigo Presidente tanzaniano, Binjamin William Nkapa, facilitador designado pela Comunidade da África Oriental para a crise burundesa, soube-se de fonte oficial.


Num comunicado transmitido à PANA em Bruxelas, Michaelle Jean sublinhou que a organização destas reuniões constitui « uma etapa importante para o restabelecimento da paz e da estabilidade no Burundi ».

Para a OIF, é essencial que este diálogo político seja realmente inclusivo e as negociações conduzidas "no respeito do Acordo de Arusha para a paz e a reconciliação nacional".

Além disso, a chefe da OIF expressou a esperança de que este diálogo conduza ao desanuviar das tensões e à busca duma solução consensual e duradoura a esta crise.

Depois da extrema gravidade da crise burundesa que já causou a morte de cerca de 400 Burundeses e obrigou mais de 200 mil pessoas a deixar o país, a OIF decidiu suspender temporariamente a cooperação com este país.

-0- PANA AK/IS/MAR/IZ 30maio2016