Agência Panafricana de Notícias

Francofonia pede moderação após anúncio de resultados de eleições na RD Congo

Kigali, Rwanda (PANA) – A secretária-geral da Francofonia, Louise Mushikiwabo, exortou sexta-feira os atores das últimas eleições presidenciais, na República Democrática do Congo (RDC), a manter um clima pacífico após a publicação, quinta-feira, dos resultados provisórios do escrutínio.

Apelou igualmente aos líderes políticos e aos candidatos às eleições para contestar qualquer divergência através dos meios pacíficos, do diálogo e em conformidade com a lei e os interesses do povo congolês.

Num comunicado transmitido à PANA, em Kigali, Mushikiwabo sublinhou que a Francofonia se mobilizou durante todo o processo eleitoral para contribuir, com todos os seus parceiros, para a realização de eleições pacíficas na RD Congo.

Segundo a imprensa, Félix Tshisekedi prometeu ser o Presidente de « todos os Congoleses », depois de a Comissão Eleitoral da RD Congo o declarar vencedor das eleições que foram durante muito tempo adiadas.

Tshisekedi recebeu mais de sete milhões de votos contra quase seis milhões e 400 mil para o seu adversário Martin Fayulu, que advertiu contra qualquer manipulação.

O resultado poderá conduzir à primeira transferência democrática do poder desde a independência da Bélgica em 1960, devendo o Presidente cessante, Joseph Kabila, deixar as suas funções em janeiro corrente após 18 anos no poder.

-0- PANA TWA/AR/MTA/IS/FK/IZ 12jan2019