Agência Panafricana de Notícias

Francofonia envia peritos ao Togo para ajudar na consolidação de ficheiro eleitoral

Lomé, Togo (PANA) – Dois peritos da Organização Internacional da Francofonia (OIF) estão em missão no Togo para ajudar a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) na consolidação do ficheiro eleitoral, soube a PANA de fontes seguras em Lomé.

Esta missão segue-se a vivas críticas formuladas pela oposição contra a CENI acusando-a de pretender batotar a partir do atual ficheiro eleitoral que, a seu ver, contém 30 porcento de eleitores fictícios que o partido no poder vai utilizar para manipular os resultados das urnas.

Além dos dois peritos, a OIF concedeu no fim de semana passado 72 milhões de francos (cerca de 140 mil dólares americanos) a quatro instituições e organizações para apoiar os seus esforços com vista a reunir condições dignas duma eleição presidencial apaziguada e credível, tal como prescrita pelas normas internacionais.

Estas organizações são a CENI, o Tribunal Constitucional, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos no Togo (HCDH-Togo) e a Comissão Episcopal Justiça e Paz (CEJP).

O escrutínio presidencial no Togo está previsto para 15 de abril próximo.

-0- PANA FAA/BEH/FK/DD 25março2015