Agência Panafricana de Notícias

Francofonia defende transição baseada em visão nacional no Mali

Bamako, Mali (PANA)  - O Mali precisa de um apoio forte de toda a Comunidade Internacional para realizar com êxito a transição com base numa visão nacional, declarou sexta-feira em Bamako o enviado especial da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Cheikh Tidiane Gadio.

No final de uma audiência que lhe concedeu o primeiro-ministro maliano, Moctar Ouane, na qualidade do chefe de uma delegação da OIF e de enviado especial da secretário-geral da Francofonia, Luise Mushikiwabo, para o acompanhamento da situação no Mali.

Nomeado a 22 de setembro último, o ex-ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros (de 2000 a 2009) acrescentou que "por isso, a Francofonia não poupará nenhum esforço” para ajudar o Mali neste sentido.

Gadio foi igualmente portador duma mensagem da secretária-geral da Francofonia, Louise Moushikiwabo, às novas autoridades malianas.

O primeiro-ministro maliano aproveitou a oportunidade para agradecer à Francofonia e, singularmente, a Cheikh Tidiane Gadio o seu empenho pessoal na defesa da causa maliana, nomeadamente através da sua vibrante argumentação a favor do levantamento das sanções internacionais decretadas contra o Mali, na sequência do golpe de Estado de 18 de agosto último contra o então Presidente Ibrahim Boubacar Keita e o seu regime.

Sublinhou que os esforços deverão doravante convergir para as prioridades que são a segurança, a organização de eleições livres e credíveis, o restabelecimento duma boa governação política e socioeconómica.

A delegação manteve, desde a sua chegada terça-feira última a Bamako, uma série de encontros com vários atores da transição maliana.

Dela fizeram parta, entre outras personalidades, o embaixador do reino de Marrocos junto da Nigéria e CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), Moha Ouali Tagna, uma deputada no Parlamento Europeu e membro da Comissão dos Assuntos Parlamentares da OIF, Nadia el Yousfi, e o diretor dos Assuntos Públicos e Governação Democrática, Antoine Michon, refere-se.

-0- PANA GT/IS/SOC/FK/DD 15out2020