Agência Panafricana de Notícias

Francofonia condena ataque contra Museu do Bardo em Túnis

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Organização Internacional da Francofonia (OIF) condenou "com a maior firmeza" o ataque cometido, nesta quarta-feira, contra o Museu do Bardo, na capital tunisina, Túnis, fazendo dezenas de mortos, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado chegado à PANA em Bruxelas, a secretário-geral da OIF, Michaelle Jean, apresenta as suas condolências às famílias e parentes das vítimas e bem como ao Governo tunisino.

Para OIF, este atentado é uma nova tentativa dos terroristas de "desestabilizar" as instituições democráticas tunisinas e espalhar o terror por todo o mundo.

A declaração adotada pelos chefes de Estado e de Governo da OIF reunidos em Dakar, de 29 a 30 de novembro passado, indica claramente que esta organização "condena o terrorismo sob todas as suas formas", lembra-se o comunicado.

O primeiro balanço provisório anunciado pelas autoridades tunisinas apontava para 21 mortos, dos quais 17 turistas de nacionalidade polaca, espanhola, alemã, italiana e tunisina.

O primeiro-ministro tunisino, Habid Essid, calculou em cinco o número dos presumíveis terroristas que participaram no ataque contra o Museu situado ao lado do Parlamento.

"Este é um ataque cobarde para prejudicar a nossa economia e um setor vital [turismo]", disse.

-0- PANA AK/DIM/IZ 18março2015