Agência Panafricana de Notícias

Franco-bósnio Vahid Halihodzic treina selecão nacional de futebol de Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) – O presidente da Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF), Fouzi Lekjaa, anunciou quinta-feira a nomeação do Franco-bósnio Vahid Halihodzic, como novo selecionador da seleção marroquina de futebol ("Leões do Atlas").

Falando durante uma conferência de imprensa, Lekjaa revelou que a sua escolha constitui o resultado de um trabalho efetuado, há um mês, baseado em vários critérios, nomeadamente o conhecimento do contexto africano com as suas especificidades e os seus obstáculos.

O segundo critério está ligado à sua grande experiência de futebol de alto nível, que permite qualificar uma equipa para o Mundial, acrescentou Lekjaa, lembrando que o Franco-bósnio conseguiu este objetivo com três seleções nacionais diferentes.

Recrutado para um salário mensal de 80 mil euros, o novo técnico terá por objetivo qualificar os “Leões do Atlas” para as meias-finais do CAN 2021, nos Camarões, e nas fases finais do Mundial 2022, e ganhar o CAN 2023, revelou Lekjaa.

Por seu turno, Halihodzic considerou treinar a seleção marroquina  "um desafio", notando que a sua primeira missão será criar uma equipa técnica competente capaz de enfrentar os desafios e realizar os objetivos fixados.

O técnico de 67 anos salientou a necessidade de trabalhar em sinergia com a DTN e os selecionadores das equipas de diferentes categorias, para permitir aos jovens que evoluem no campeonato nacional acesso à equipa nacional.

Halihodzic sucede ao Francês Hervé Renard, demissionário em julho passado, depois de 41 meses à frente da equipa técnica nacional.

-0- PANA AT/IN/TBM/IBA/MAR/IZ 16ago2019