Agência Panafricana de Notícias

França solidária com RDC após agressão de presidente do Senado

Paris, França (PANA) – O ministro francês da Cooperação, Henri de Raincourt, exprimiu esta quinta-feira em Paris a compaixão do seu país ao seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Raymond Tshibanda, na sequência da agressão de que foi vítima sábado último na capital francesa o presidente do Senado congolês, Léon Kengo Wa Dondo.

« Um inquérito está em curso e tudo está a ser diligenciado para que os responsáveis pelo ataque sejam identificados e julgados », declarou em conferência de imprensa o porta-voz adjunto do ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Romain Nadal.

Chegado no fim de semana passado a Paris, proveniente de Bruxelas (Bélgica), Kengo Wa Dondo, de 76 anos de idade, foi atacado num estação ferroviária da capital francesa por um grupo de indivíduos que o feriraram seriamente, implicando a sua hospitalização urgente.

As razões da agressão do presidente do Senado congolês ainda são desconhecidas, mesmo se a maioria presidencial na RD Congo acusou o principal partido da oposição, a União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS) de Etienne Tshisekedi, de ser o mentor deste ato.

-0- PANA SEI/TBM/IBA/FK/DD 05jan2012