Agência Panafricana de Notícias

França saúda trabalho da União Africana na Somália

Paris- França (PANA) -- O Ministério francês dos Negócios Estrangeiros qualificou segunda-feira de "corajoso" o compromisso da Missão da União Africana para a Somália (AMISON), deplorando ao mesmo tempo a morte dos soldados burundeses e ugandeses desta força num acidente aéreo.
"Estamos produndamente consternados pela notícia do acidente aéreo desta manhã no Uganda", declarou em conferência de imprensa, o porta- voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Eric Chevallier.
Pelo menos 10 pessoas morreram segunda-feira, a cerca de 40 quilómetros de Kampala, a capital ugandesa, no despenhamento dum avião cargueiro que descolou do aeroporto de Antebb com soldados ugandeses e burundeses com destino a Mogadíscio, a metrópole somalí.
"Nós saudamos a memória dos militares burundeses e ugandeses da AMISON que pereceram neste acidente e enaltecemos o compromisso corajoso (desta força) ao serviço da paz na Somália", indicou Chevallier.
Cerca de três mil 400 soldados africanos foram enviados à Somália sob o mandato da União Africana que se esforça para restabelecer a paz neste país do Corno de África, assolado por uma guerra civil mortífera desde 1991.