Agência Panafricana de Notícias

França saúda recurso jurisdicional do TPI por Presidente ivoiriense

Paris, Frnaça (PANA) – França notou « com interesse » o pedido do Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para inquirir sobre os crimes mais graves cometidos no seu país desde a segunda volta das presidenciais de novembro passado, afirmou quinta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando durante um briefing com a imprensa, Valero declarou que este apelo jurisdicional do TPI vai permitir identificar e processar os autores dos crimes mais graves cometidos na Côte d’Ivoire.

« França está empenhada na luta contra a impunidade e pela reconciliação dos Ivoirienses magoados por uma década de violências e conflitos. Ela considera que cabe ao Governo ivoiriense definir as modalidades e as vias judiciais para atingir estes objetivos », acrescentou Valero.

Ele saudou a determinação do Presidente Ouattara de ratificar o mais cedo possível o Estatuto de Roma que cria o TPI, um tribunal internacional sediado em Haia, nos Países Baixos.

Várias dezenas de pessoas foram mortas na violência pós-eleitoral na Côte d’Ivoire.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/MAR/IZ 20maio2011