Agência Panafricana de Notícias

França saúda papel do Ruanda em iniciativas de estabilidade sub-regional

Kigali- Ruanda (PANA)-- O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, saudou quinta-feira, no termo dum encontro em Kigali com a sua homóloga ruandesa, Louise Mushikiwabo, o papel do Ruanda em iniciativas de "estabilidade da sub-região" dos Grandes Lagos.
"Apreciamos o papel desempenhado pelo Ruanda em iniciativas de segurança da sub-região" dos Grandes Lagos, declarou o chefe da diplomacia francesa.
Kouchner, em visita ao Ruanda no quadro da primeira etapa do seu périplo africano, afirmou que durante encontros mantidos com a sua homógola ruandesa as duas partes sublinharam a necessidade de "virar a página da história".
"Queremos doravante construir uma cooperação sólida e olhar para o futuro", declarou.
"O Ruanda e França têm pontos comuns a partilhar do ponto de vista histórico", sublinhou, por sua vez, Louise Mushikiwabo.
"Há esperança de progressos com França e o Ruanda que se comprometem a colaborar para virar a página da história", disse a chefe da diplomacia ruandesa.
Esta visita é a quarta efectuada ao Ruanda por Bernard Kouchner desde que o Ruanda rompeu relações bilaterais com França em Novembro de 2006.
Na tarde de quinta-feira, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros deverá encontrar-se com o chefe de Estado ruandês, Paul Kagame, antes de efectuar uma visita ao memorial do genocídio na Igreja de Ntarama, situada a cerca de 40 quilómetros a leste de Kigali.