Agência Panafricana de Notícias

França reafirma dedicação à solução política em Darfur

Paris, França (PANA) – Apenas uma solução política permitirá cessar os sofrimentos das populações e oferecerá a segurança necessária para o desenvolvimento de Darfur, a província ocidental do Sudão abalada pela violência, declarou quarta-feira em Paris a porta-voz adjunta do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Christine Fages.

Falando em conferência de imprensa, a responsável francesa acusou o Governo sudanês de ser responsável por bombardeamentos recentes visando populações civis no sul de Darfur.

« Não pode haver uma resolução deste conflito à força. França apela às autoridades sudanesas, bem como aos movimentos rebeldes em Darfur, para não utilizar a força e investir nas propostas feitas pela mediação conjunta das Nações Unidas e da União Africana (UA) », acrescentou Fages.

Ela deplorou as restrições de acesso impostas à Missão Conjunta das Nações Unidas e União Africana em Darfur (MINUAD), afirmando que estes obstáculos são contrários à liberdade de movimento inscrita no seu mandato.

« França exige o levantamento destas restrições bem como as impostas ao transporte de ajuda humanitária para as populações de Darfur », afirmou a porta-voz adjunta do Quai d'Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

-0- PANA SEI/AAS/SOC/FK/IZ 19maio2011