Agência Panafricana de Notícias

França reafirma apoio à reconstrução da Somália

Paris, França (PANA) - França condena o atentado de sábado passado em Mogadíscio, capital somalí, e reafirma o seu apoio aos esforços das autoridades e do povo da Somália para construir uma sociedade pacífica, democrática e que respeita a diversidade e os direitos humanos, declarou o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot.

Falando durante um briefing com a imprensa segunda-feira, em Paris, Lalliot apresentou as condolências do seu país às famílias das vítimas do atentado que matou 18 pessoas e feriu várias outras.

"Em consonância com os seus parceiros europeus, França vai continuar a apoiar a reconstrução da Somália. A conferência internacional organizada em Bruxelas (Bélgica), a 16 de setembro, constituirá uma grande etapa no engajamento da União Europeia e do conjunto da comunidade internacional a favor deste país", assegurou o porta-voz.

Depois de um período de relativa acalmia, graças aos êxitos militares registados pela Força da União Africana na Somália (AMISOM), Mogadíscio conhece um recrudescimento de atentados suicídas reivindicados pelo movimento rebelde islamita Al-Shebab.

-0- PANA SEI/TBM/SOC/MAR/DD 10setembro2013