Agência Panafricana de Notícias

França promete continuar a apoiar Mali na luta contra terrorismo

Bamako, Mali (PANA) - O novo Presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu esta sexta-feira nunca deixar o Mali cair "nas mãos dos djihadistas", sobretudo a sua parte norte, epicentro da atual cruzada internacional contra o terrorismo na faixa sahelo-sariana.

Macron fez estas declarações em Gao, no norte do Mali, onde veio visitar os soldados franceses da Força Barkane, a mais importante das forças francesas engajadas no exterior.

Em Gao, a mil e 200 quilómetros da capital maliana, Bamako, o estadista francês reuniu-se com o seu homólogo maliano, Ibrahima Boubacar, que veio acolhê-lo, e visitou os soldados da operação Barkane em Gao.

A cruzada contra o terrorismo na faixa sahelo-sariana foi lançada conjuntamente por França e outros entes da comunidade internacional, incluindo forças do grupo G5 (Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad).

Na sua primeira deslocação fora da Europa desde a sua investidura oficial como Presidente francês, domingo último, Emmanuel Macron escolheu o Mali para se reunir com as forças francesas, em cumprimento de uma das promessas da sua campanha eleitoral.

Ainda em Gao, o Presidente francês manteve uma breve reunião à porta fechada com o seu homólogo maliano em paralelo com uma sessão de delegações oficiais dos dois países.

-0- PANA GT/IS/FK/IZ 19maio2017