Agência Panafricana de Notícias

França prestes a pronunciar-se sobre extradição ou não de François Compaoré para Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Tribunal de Cassação de França pronunciar-se-á, a 4 de junho próximo, sobre o recurso de François Compaoré, irmão mais novo do ex-Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, contra a sua extradição para o Burkina Faso, onde ele é acusado de estar implicado no assassinato, em 1998, do jornalista de investigação Norbert Zongo, anunciou esta quarta-feira a imprensa francesa.

A 5 de dezembro último, a câmara de instrução do Tribunal de Apelação de Paris autorizou a sua extradição para o Burkina Faso.

François Compaoré foi detido em dezembro de 2017 em Paris, a capital francesa, na sequência dum mandado de captura internacional emitido contra ele pelo juiz de instrução encarregue do processo de Norbert Zongo, jornalista de investigação assassinado em 1998.

Norbert Zongo, que investigava sobre a morte dum motorista de François Compaoré, foi descoberto morto calcinado com três dos seus companheiros em dezembro de 1998.

O caso do assassinato de Norbert Zongo, considerado improcedente sob o regime de Blaise Compaoré (1987- 2014, foi reaberto sob a transição iniciada em 2014 e concluída em 2015, com a eleição democrática do atual Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré.

-0-PANA TNDD/BEH/FK/DD 22maio2019