Agência Panafricana de Notícias

França preocupada com inculpação de opositor camaronês Maurice Kamto

Paris, França (PANA) – O Governo francês exprimiu a sua preocupação face à inculpação, terça-feira, de Maurice Kamto, presidente do Movimento para a Renascença dos Camarões (MRC), e apelou para a liberdade de expressão da oposição no respeito da lei.

"Estamos preocupados com este desenvolvimento judicial e continuamos atentos à situação de Kamto e dos quase 200 apoiantes seus que estão detidos", declarou quarta-feira Agnès von der Mühll, diretora de Comunicação e Imprensa, porta-voz do Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros), em conferência de imprensa.

Maurice Kamto bem como vários líderes do seu partido e da oposição em detenção provisória foi inculpado de « revolta », « insurreição » e « hostilidade contra a pátria » pelo Tribunal Militar de Yaoundé.

O líder do MRC e os outros opositores são acusados de incitar a manifestações para denunciar os resultados do escrutínio, ganho pelo Presidente Paul Biya, e de ser responsáveis pelas destruições cometidas nas Embaixadas dos Camarões, em Paris e em Berlim, em finais de janeiro último.

"A oposição camaronesa, da qual ele representa uma das figuras, deve poder exprimir-se livremente, no respeito da lei », acrescentou a porta-voz do Quai d’Orsay.

-0- PANA BM/BEH/FK/IZ 14fev2019