Agência Panafricana de Notícias

França investe 2 milhões de euros em pesquisas sobre saúde materna e neonatal no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) disponibilizou dois milhões de euros para a Universidade das Ciências, Técnicas e Tecnologias de Bamako (USTTB) destinados a pesquisas sobre a melhoria da saúde materna e neonatal, soube a PANA de fonte segura.

O fundo inscreve-se no quadro da luta contra o paludismo e da formação de investigadores, disse a fonte.

Dará igualmente a oportunidade de reforçar as capacidades do Centro de Formação e Pesquisas sobre a Malária (MRTC, sigla em inglês) em termos de plataforma técnica, competência e infraestruturas.

O MRTC possui uma unidade de biologia molecular e uma de quimio-resistência onde investigadores estão a testar a eficácia de antipáludicos.

Em 2006, estudos do MRTC permitiram tirar a cloroquina do arsenal terapêutico da luta contra o paludismo no Mali e optar pela Combinação Terapêutica com base em Abrótono (CTA) para o tratamento do paludismo simples para crianças menores de cinco anos.

O centro é a unidade «polo de excelência» na pesquisa sobre o paludismo presidido por um parasitologista maliano de reputação internacional, Ogobara Doumbo.

A infraestrutura está instalada na Faculdade de Medicina e Odontoestomologia da Universidade de Bamako.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 16maio2014