Agência Panafricana de Notícias

França homenageia ex-Presidente argelino Chadli Bendjedid falecido sábado

Paris, França (PANA) - O porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot, prestou homenagem este domingo ao ex-Presidente argelino, Chadli Bendjedid, falecido sábado último, saudando "a memória daquele que instaurou o multipartidarismo no país que dirigiu durante 13 anos.

Numa declaração à imprensa, Lalliot indicou que, "nestas cirscunstâncias, França deseja exprimir as suas sinceiras condolências à família do Presidente Bendjedid e garantir ao atual Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflikam e ao povo deste país toda a sua simpatia".

O finado chefe de Estado, que dirigiu a Argélia de 1979 a 1982, morreu em Argel, a capital da Argélia, vítima de um câncro, aos 83 anos de idade. Um luto nacional de oito dias foi decretado após o anúncio oficial da sua morte pela Presidência argelina que precisou igualmente que o defunto será inumado segunda-feira próxima no quadradro dos mártires do cemitério de El-Alia, em Argel.

O ex-Presidente é ainda considerado na Argélia como o artesão da descrispação do clima político no país, por ter ordenado a libertação do primeiro Presidente da Argélia Independente, Ahmed Ben Bella, e autorizado o regresso de opositores históricos, como Hocine Ait Ahmet e Bachir Boumazza.

-0- PANA SEI/SSB/MAR/DD 7outubro2012