Agência Panafricana de Notícias

França exige reação vigorosa do Governo maliano face a atos de violência no centro do país

Paris, França (PANA) – O Governo francês apela às autoridades malianas para terem "reação forte” face ao recrudescimento de atos de violência que mataram várias dezenas de civis terça-feira última de manhã numa aldeia fula, no centro do país.

"França está preocupada com o aumento dos assassinatos e de atos de violência graves contra civis no centro do Mali, há alguns meses, onde se registou um novo pico, ontem, com várias dezenas de mortos. França apela para uma reação forte das autoridades malianas, para que estes crimes sejam objeto sem delonga de inquéritos e que os seus autores sejam julgados e sancionados", declarou o porta-voz do Quai d’Orsay (ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

Um comunicado do Governo maliano indicou que pelo menos 37 civis foram mortos, vários feridos e numerosas habitações incendiadas terça-feira na aldeia de Koulhogo, a 30 quilómetros da circunscrição de Bankass, na província de Mopti, no centro do país, por homens identificados como caçadores Donzos, pertencentes às etnias Dogon e Bambara, mobilizados no seio duma milícia, em conflito com os fulas, há mais de um ano.

Para França, "é importante que esta resposta se baseie numa iniciativa que associe ação judicial, prevenção de novas violações dos direitos humanos e desarmamento de todas as milícias, como o Governo se comprometeu a fazê-lo", sublinhou o ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

-0- PANA BM/TBM/FK/DD 4jan2019