Agência Panafricana de Notícias

França exige esclarecimentos sobre incidentes de Lubumbashi na RDC

Paris, França (PANA) - O Governo francês pediu às autoridades da República Democrática do Congo (RDC) esclarecimentos sobre os incidentes de terça-feira, em Lubumbashi, durante um comício popular de Martin Fuyulu, candidato às eleições presidenciais da plataforma da oposição "Lamuka".

França considera que as eleições gerais de 23 de dezembro próximo "são uma oportunidade histórica para uma primeira transferência democrática e pacífica do poder na República Democrática do Congo", declarou terça-feira o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

Uma reunião pública de Martin Fayulu, em Lubumbashi, foi dispersada pela Polícia para impedir a concentração dos seus apoiantes, o que causou a morte de pelo menos duas pessoas e o ferimento de várias outras.

O Quai d'Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros) declarou-se preocupado pelas informações segundo as quais tiros de balas reais teriam servido para dispersar manifestantes por ocasião dessa reunião pública de apoio a Martin Fayulu, em Lubumbashi, a segunda capital do país.

Por issio, França apelou às autoridades congolesas para criar as condições de um escrutínio credível num clima de paz, comprometendo-se a colaborar estreitamente com os seus parceiros africanos, europeus e internacionais, para apoiar o processo eleitoral na RDC em caso de pedido das autoridades congolesas.

-0- PANA BM/IS/MAR/IZ 14dez2018