Agência Panafricana de Notícias

França espera desdobramento rápido das tropas africanas no Mali

Paris, França (PANA) – França espera o desdobramento rápido dos contingentes militares africanos no Mali e pretende pôr à sua disposição meios logísticos, disse segunda-feira à noite, em Paris, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

"Recebemos propostas de disponibilização de meios logísticos da parte do Reino Unido, da Bélgica e dos Estados Unidos, da Dinamarca, e contamos colocá-los à disposição dos nossos amigos africanos", assegurou durante uma conferência de imprensa.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros indicou, por outro lado, que o Tchad está pronto para enviar um contingente militar para o Mali, ao lado dos do Benin, do Burkina Faso, do Níger, da Nigéria, do Senegal e do Togo.

"Eu mesmo falei por telefone com Dlamini-Zuma, a presidente da Comissão da União Africana, para analisar a situação no Mali. Discuti igualmente o assunto com vários outros dirigentes africanos, dos quais o Presidente Macky Sall do Senegal e o meu homólogo argelino Medelci. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos amigos africanos sobre o Mali", prosseguiu Fabius.

A Nigéria, que assumirá o comando da força africana no Mali, comprometeu-se a fornecer 600 homens, enquanto o Níger, o Burkina Faso, o Togo e o Senegal enviarão cada um contingentes de 500 soldados.

O Benin comprometeu-se, por sua vez, a desdobrar uma força de 300 soldados no Mali.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/IZ 15jan2013