Agência Panafricana de Notícias

França e Itália pedem reforço da FRONTEX

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) prevista para quinta e sexta-feira, em Bruxelas, examinará o reforço da FRONTEX, agência europeia de controlo nas fronteiras externas que dispõe de barcos e aviões para interceptar emigrantes clandestinos no Mediterrâneo, soube-se quarta- feira de fonte oficial em Bruxelas.
Esta questão está incluída na agenda da cimeira europeia a pedido de França e da Itália que exigem que sejam definidas "orientações políticas claras e precisas" sobre as operações da FRONTEX no Mediterrâneo.
Os dois países pedem nomeadamente a organização de voos agrupados para reconduzir a África os emigrantes clandestinos encontrados na Europa.
Exigem igualmente a abertura de negociações com os países de origem dos migrantes ilegais bem como com os países de trânsito, principalmente a Líbia.
Segundo relatórios oficiais, cerca de dois milhões de emigrantes clandestinos provenientes nomeadamente da África Subsariana estão na Líbia enquanto aguardam por uma oportunidade para atravessar o Mediterrâneo e penetrar assim na Europa sob o risco de perder as suas vidas.