Agência Panafricana de Notícias

França e EUA pedem respeito de data de eleições na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- Os Estados Unidos da América (EUA) e França publicaram quinta-feira um comunicado a apelar para o respeito da data de 24 de outubro para a organização da segunda volta das eleições presidenciais na Guiné Conakry.
"As eleições devem decorrer a 24 de outubro sem nenhuma possibilidade de adiamento que poderá permitir às forças anti-democráticas contrariar esta transição histórica.
O mundo inteiro tem os olhos virados para este evento histórico na Guiné-Conakry", sublinha o comunicado.
Washington e Paris convidaram a classe política guineense e, particularmente, os dois candidatos e os membros do Governo de União Nacional de Transição a colocar os interesses da Nação acima de qualquer outra consideração.
Apelaram igualmente às autoridades da transição e aos quadros da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) a manter-se neutros na condução do processo eleitoral ao agir enquanto atores não partidários.
Para os Estados Unidos e França, "é tempo que as aspirações democráticas da Guiné-Conakry, adiadas há mais de 50 anos, se tornem numa realidade".
A segunda volta das eleições presidenciais vai opor Cellou Dalein Diallo, da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), e o professor Alpha Condé, da Coligação do Povo da Guiné (RPG).
No entanto, Cellou Dalein Diallo faz pairar uma ameaça sobre o escrutínio ao rejeitar o presidente da CENI, Loucény Camara, acusado de ser próximo da RPG.