Agência Panafricana de Notícias

França desmente apoio a Governo de Transição em Madagáscar

Paris, França (PANA) – França não apoia o Governo de Andry Rajoelina em Madagáscar, apesar de o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé, receber quinta-feira, em Paris, o presidente da Alta Autoridade de Transição (AAT), afirmou sexta-feira o porta-voz do Quai d'Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros), Bernard Valero.

« A nossa posição na crise malgaxe é clara, constante e coerente: nós apoiamos a mediação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que elaborou um roteiro. Nós esperamos que este seja rapidamente aprovado pelas mais altas instâncias da organização sub-regional », explicou o responsável francês.

Falando durante uma conferência de imprensa, Valero lembrou que o ministro francês da Cooperação, Henri de Raincourt, encontrou-se recentemente, em Madagáscar, com as quatro partes malgaxes para as exortar a contribuir para a resolução da crise.

« A comunidade internacional, com França na primeira posição, continuará a mobilizar-se a favor duma solução política. É claro que caberá, em definitivo, aos próprios Malgaxes escolher, no termo dum processo transparente, os seus líderes », acrescentou o porta-voz do Quai d'Orsay.

De passagem por Paris, o presidente da AAT malgaxe, Andry Rajoelina, reuniu-se com o chefe da diplomacia francesa antes de se avistar com o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf.

Após vários meses de negociações, a SADC propôs um  « roteiro » para a saída da longa crise política, que prevê nomeadamente a manutenção de Rajoelina nas funções de chefe de Estado interino, a formação dum Governo de União Nacional de Transição e a retomada do registo eleitoral.

-0- PANA SEI/TBM/FK/IZ 13maio2011