Agência Panafricana de Notícias

França desmente alegações de ministro tchadiano sobre armas de Boko Haram

Yaoundé, Camarões (PANA) - A Embaixada de França nos Camarões desmentiu formalmente as alegações do ministro tchadiano da Comunicação, Hassan Sally Ben Bakary, que afirmou quarta-feira em Yaoundé que 40 porcento das armas apreendidas aos combatentes do grupo terrorista Boko Haram eram de fabrico francês, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira e enviado à PANA.

"França excerce um dos controlos mais estritos no mundo nas suas vendas de armamentos e segundo vários relatórios grande parte das armas do Boko Haram foi tirada ao Exército nigeriano, uma outra provém de tráficos ilegais na região", sublinha o comunicado.

"A luta contra o tráfico de armas na zona sahelo-sariana faz parte dos objetivos da operação Barkhane, levada a cabo com as forças tchadianas, nigerinas, malianas, mauritanas e burkines", concluiu o comunicado.

Este desmentido da Embaixada de França nos Camarões segue-se às afirmações do ministro da Comunicação da República do Tchad durante uma visita de trabalho e de amizade aos Camarões quarta-feira passada.

Durante uma conferência de imprensa por ocasião da visita com o seu homólogo camaronês, Issa Tchiroma Bakary, o ministro tchadiano afirmou que 40 porcento das armas e materiais de guerra recuperados - tanques de guerra, metralhadoras, munições e veículos blindados- pelos soldados tchadianos dos membros da seita islamita Boko Haram eram de fabrico francês.

-0- PANA EB/BEH/MAR/TON 09março2015