Agência Panafricana de Notícias

França deseja intensificar cooperação com Angola

Luanda, Angola (PANA) - A França deseja intensifica a cooperação com Angola em vários domínios da vida socioeconómica, declarou terça-feira em Luanda o embaixador francês em Angola, Sylvain Itté.

O diplomata prestou esta informação no final de uma audiência que lhe concedeu o governador provincial de Luanda, Higino Carneiro, aquando da sua primeira visita à sede do Governo Provincial de Luanda, desde a sua acreditação em Angola a 25 de novembro último.

“Este é o primeiro contacto com o responsável da Província de Luanda, uma oportunidade para colocar a Embaixada da França ao dispor do Governo Provincial e aproveitamos falar sobre as possibilidades de cooperação”, disse Sylvain Itté, cujo país tem muitos assuntos potenciais de cooperação nos setores da água, do saneamento, da urbanização, da organização urbana e dos transportes públicos.

Anunciou a pretensão de contactar a Agência Francesa de Desenvolvimento para ajudar no financiamento de projetos que forem aprovados.

“A França mantém uma cooperação importante com muitas cidades africanas, como é o caso de uma organização denominada Associação Internacional dos Prefeitos de Francófonos, que engloba centenas de cidades do mundo, incluindo África”, disse.

No entanto, o diplomata disse haver poucos projetos com Angola, mormente a cidade de Luanda, que podem ser melhorados com base em planos de várias empresas privadas que podem dar soluções aos problemas como apartamentos, estacionamentos, transportes públicos e mobilidade urbana.

Existe ainda a possibilidade de cooperação institucional estrutural entre as autoridades públicas angolanas e os serviços públicos franceses, acrescentou o embaixador da França, reiterando a disponibilidade da embaixada, dos serviços franceses para ajudarem as autoridades angolanas no desenvolvimento de uma cooperação.

Mais de 70 empresas francesas trabalham em Angola em diversos setores e a França é membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a primeira potência militar da Europa e a segunda económica, depois da Alemanha.

No continente africano, a França é a primeira potência agrícola e a comunidade francesa em Angola estima-se em três mil residentes, enquanto o número de Angolanos naquele país europeu ronda os 15 mil cidadãos.

-0- PANA DD/DD 4jan2017