Agência Panafricana de Notícias

França deseja dar novo impulso às suas relações com Argélia

Paris, França (PANA) – O contexto atual é particularmente favorável para França dar um novo impulso às suas relações bilaterais com a Argélia, tendo em conta a história comum e os laços humanos muito densos entre os dois países, declarou quarta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando em conferência de imprensa, o responsável francês garantiu que Paris e Argel estão decididos a avançar em concertação para desenvolver as suas relações bilaterais.

« Os Presidentes francês e argelino reuniram-se a 23 de maio último e decidiram dar um novo impulso às relações bilaterais franco-argelinas. (...) O ministro dos Negócios Estrangeiros tenciona efetuar, brevemente, uma deslocação à Argélia, numa data que será anunciada em concertação com os nossos parceiros argelinos », acrescentou Valero.

As relações franco-argelinas sofreram durante muito tempo dos constrangimentos da guerra da Argélia (1954-1962) e do caso do Sara Ocidental, pois o Governo francês apoia a posição marroquino enquanto a Argélia defende a República Árabe Sarauí Democrática(RASD) criada pela Frente Polisário.

-0- PANA SEI/TBM/FK/IZ 27junho2012