Agência Panafricana de Notícias

França condena retomada de combates no leste da RD Congo

Paris, França (PANA) – França condena a retomada, a 21 de agosto corrente, dos combates perto de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC), e renova o seu apoio à Missão das Nações Unidas (MONUSCO) cujo mandato principal é defender as populações civis nesta conturbada região, disse sexta-feira em Paris o porta-voz adjunto do ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Vincent Floreani.

"França condena nomeadamente os ataques perpetrados pelo M23 (movimento rebelde) contra as populações civis e instalações da MONUSCO, e que constituem crimes de guerra", indicou durante um briefing.

"Acompanhamos com atenção a situação, em sintonia com os nossos parceiros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e encorajamos a MONUSCO a utilizar todos os meios colocados à sua disposição pelo Conselho de Segurança para cumprir o seu mandato", insistiu o porta-voz.

Para França, o M23 e os demais grupos armados que perpetuam um clima de violência no leste da RDC devem cessar qualquer ação violenta e render as armas.

Apesar da assinatura, em fevereiro de 2013, de um acordo-quadro para a paz, segurança e cooperação na RDC e na região dos Grandes Lagos, o leste do Congo continua a ser palco de violências armadas mortíferas, colocando milhares de civis no caminho de exílio.

-0- PANA SEI/SSB/CJB/DD 23ago2013