Agência Panafricana de Notícias

França condena ataque à MINUAD

Paris, França (PANA) – França condenou vivamente o ataque perpetrado terça-feira contra uma patrulha da Força conjunta da União Africana e das Nações Unidas em Darfur (MINUAD), disse quinta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot.

Falando durante um briefing com a imprensa, Lalliot dirigiu as condolências do seu país à África do Sul que perdeu um soldado e apelou ao Governo do Sudão para investigar o mais rápido possível sobre o ataque.

«França reafirma o seu pleno apoio à ação da MINUAD bem como aos Estados que contribuem, pela sua participação, para a consolidação da paz em Darfur», sustentou Lalliot.

Um soldado sul-africano foi morto e vários outros feridos durante o ataque da patrulha da MINUAD.

Lançada em 2007 após a adoção da resolução 1769 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a MINUAD tem como missão proteger os civis, garantir a segurança da ajuda humanitária, fiscalizar e controlar a aplicação dos acordos de paz intersudaneses.

A MINUAD é dirigida pelo diplomata nigeriano Ibrahim Gambari, assistido pela antiga ministra nigerina dos Negócios Estrangeiros, Aichatour Mindaoudou.

-0- PANA SEI/AAS/IBA/CJB/IZ 18out2012