Agência Panafricana de Notícias

França concede seis milhões de euros à Guiné Conakry para projetos rurais

Conakry, Guiné (PANA) - A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) concedeu ao Governo guineense uma nova subvenção de seis milhões de euros, anunciou um comunicado da Embaixada de França, transmitido à PANA.

Esta subvenção destina-se, lê-no texto, a apoiar a fase 2 do Programa de Apoio às Comunidades Camponesas (PACV) implementado pela Coordenação Nacional do PACV sob a tutela do Ministério guineense da Administração do Território e Descentralização.

O empreendimento é cofinanciado igualmente pelo Banco Mundial (BM) e pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), segundo a nota.

O novo apoio da AFD efetivou-se quinze dias depois da assinatura dum contrato de anulação da dívida e de desenvolvimento de 75 milhões de euros entre as duas partes, di o comunicado.

O PACV é tido como um dos elementos essenciais de redução da pobreza, cujos objetivos são fixados pelo Documento de Estratégia de Redução da Pobreza da Guiné (DSRP3) recentemente aprovado pelo Governo guineense.

O objetivo primeiro do PACV permanece o acesso a serviços sociais básicos para as populações das 304 comunas rurais da Guiné Conakry mediante o financiamento de infraestruturas coletivas, tais como a água, a educação, a saúde, a agricultura, entre outros. prioritárias por estas localidades.

Acompanhar e reforçar as capacidades destas comunas rurais em matéria de planificação, de orçamento e de gestão do desenvolvimento económico do seu território fazem igualmente parte destas metas.

A segunda fase do PACV deverá apoiar as autoridades nas suas reformas de descentralização e os primeiros impactos esperados deste programa são de ordem social na medida em que as realizações deverão permitir contribuir para o equipamento das zonas rurais, a melhoria do acesso aos serviços sociais básicos eo desenvolvimento mais equilibrado do território guineense, de acordo com o comunicado.

Estas atividades visam igualmente reforçar as instituições guineenses centrais, decentralizadas e deconcentradas, indica-se.

-0- PANA AC/TBM/MAR/DD 13julho2013