Agência Panafricana de Notícias

França apoia sector da educação no Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- A França acaba de conceder ao Benin um subsídio de 5,9 biliões de FCFA ($1=477 FCFA) com vista a apoiar o sector do ensino secundário, soube-se sexta-feira de fontes oficiais em Cotonou.
Este financiamento, que se inscreve no âmbito do apoio ao "Plano decenal de desenvolvimento do sector da educação", visa reforçar o sector do ensino secundário, nomeadamente o primeiro ciclo, ressaltando as intervenções susceptíveis a ter um impacto positivo e importante sobre os problemas que assolam este sector.
A construção de colégios, os programas de qualificação dos docentes do primeiro ciclo e a aquisição de manuais para os colégios, entre outras vertentes, são tidos em conta por este financiamento.
No âmbito da implementação do plano decenal de desenvolvimento do sector da educação, o Governo beninense obteve da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em 2006 e em 2008, um subsídio de cerca de 10,5 biliões de FCFA.
Este fundo permitiu construir 108 salas de aula, construir e equipar três escolas normais de docentes, construir e equipar 10 escolas pilotos e capacitar direcções técnicas do ministério dos Ensinos Materno e Primário.