Agência Panafricana de Notícias

França anula dívida do Mali

Bamako, Mali (PANA) - França vai anular a dívida monetária de 43 biliões de francos CFA (69 milhões e 440 mil dólares americanos) contraída pelo Mali, anunciou quinta-feira em Bamako o ministro francês das Finanças e Contas Públicas, Michel Sapin, durante uma audiência com o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita.

Michel Sapin está ao Mali no quadro da reunião anual dos ministros das Finanças da zona franca.

Segundo um comunicado oficial, o ministro francês das Finanças e Contas Públicas reiterou, durante a audiência com o chefe de Estado do Mali, o apoio de França e tomou conhecimento das prioridades do Mali para o acompanhar na ampla construção do relançamento da economia nacional.

"França está e continua ao lado do Mali no relançamento do seu desenvolvimento. É por isto que anuncio a anulação da dívida monetária do Mali estimada em 43 biliões de francos CFA", declarou Michel Sapin à sua saída da audiência, reafirmando o apoio de França ao regresso da paz e aos esforços de desenvolvimento no Mali.

Falando dos outros assuntos abordados com o chefe de Estado maliano, Michel Sapin afirmou que falaram dos desafios do Mali, nomeadamente a segurança, o regresso definitivo da paz e o lugar das empresas francesas no relançamento económico do Mali.

O ministro francês das Finanças e Contas Públicas reafirmou a vontade de França de continuar a ser um parceiro de primeiro plano do Mali.

-0- PANA GT/BEH/MAR/TON 10abril2015